Santa Marta
29 de julho de 2024Santo Inácio de Loyola
31 de julho de 2024Pedro nasceu em Ímola, uma província de Ravena, Itália, no ano de 380. Filho de pais cristãos, foi educado na fé, e cedo ordenado diácono. A imperatriz romana Galla Plácida o apoiava, fazendo dele seu conselheiro pessoal, e influenciando para que se tornasse arcediácono de Ravena, que na época era a capital do Império Romano no Ocidente e a metrópole eclesiástica.
Por volta de 433, o imperador romano do ocidente Valentiniano III, filho de Galla Plácida, favoreceu sua indicação a vigário-geral, e o Papa Sisto III o nomeou bispo de Ravena. Foi o primeiro bispo ocidental a ocupar essa diocese.
Pedro já era popularmente conhecido como o “doutor das homilias”, por seus sermões breves mas profundos. Consta que ele os preparava curtos para não cansar os fiéis. O apelido de Chrysologus, “das palavras de ouro”, teria vindo da imperatriz Galla Plácida depois de ouvir a sua primeira homilia como bispo. Ele é considerado um dos maiores pregadores da História da Igreja, também pela sua produção escrita.
São 176 homilias de natureza doutrinária, numa linguagem que explica tópicos difíceis de modo simples, claro, objetivo e atrativo, e portanto de fácil acesso ao grande público, o que gerou inúmeras conversões. Os temas incluem a Virgem Maria, São João Batista, dogmas, liturgia, a oração do Credo dos Apóstolos, o Mistério da Encarnação, a condenação das heresias ariana e monofisita, etc..
Mas foi também um pastor prudente, lúcido e seguro. Defendia que os fiéis tomassem a Eucaristia diariamente, algo incomum na época, e incentivava a confiança no perdão de Deus oferecido por meio da obra de Salvação de Cristo. Escutava solicitamente humildes ou poderosos. Era amigo próximo do Papa, e depois santo e Doutor da Igreja, Leão Magno (440-461).
Além das invasões bárbaras ao império romano e da disputa de poder da Igreja de Constantinopla com a Igreja de Roma, um terceiro grande desafio do período foi a proliferação de heresias. Pedro lidou de modo respeitoso mas firme com Eutíquio, superior de um mosteiro em Constantinopla que propunha o monofisitismo, isto é, que em Cristo havia apenas uma natureza, advertindo-o a obedecer ao Papa e às decisões do Concílio de Calcedônia (451).
São Pedro Crisólogo faleceu em Ímola, talvez em 450 ou 451, talvez em 30 ou 31 de julho. A Igreja definiu sua festa no dia 30 pois em 31 já se comemorava Santo Inácio de Loyola.
Ele é considerado um modelo de pastor, pelo seu contato com o povo e pela excelência da sua pregação. Tem o título de Doutor da Igreja.
Oração:
Ó Senhor, Deus Único mesmo na Trindade, concedei-nos pela intercessão de São Pedro Crisólogo o conhecimento e o acesso da Palavra que mais vale, mais que todo o ouro mundo, e que submete o mundo ao preço infinito do Seu Sangue, Jesus Cristo; de modo que os corações e as nações possam ouvir e se juntar por fim às vozes dos anjos celestiais no infinito louvor a Vós. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora. Amém.