São Francisco Solano
18 de julho de 202416º Domingo do Tempo Comum
19 de julho de 2024Arsênio nasceu em 354 em Roma e morreu em 450 em Troe, Egito. Pertencia a uma família nobre romana que o educou na fé cristã. Ele é considerado um dos “Padres do Deserto”.
Foi ordenado sacerdote pessoalmente pelo Papa Dâmaso e exerceu os primeiros anos do seu ministério na Corte do Imperador Teodósio. Em 383, o Imperador pediu-lhe que assumisse a educação de seus filhos, Honório e Arcádio, em Constantinopla. Ali permaneceu por onze anos, até 394, quando teve uma profunda crise espiritual, pois tinha uma grande vontade de renunciar ao mundo.
Um dia, em oração sobre o que deveria fazer, ele ouviu uma voz dizendo: “Arsênio, deixe a companhia dos homens, e serás salvo”. Ele foi secretamente para Alexandria, no Egito, e foi rapidamente para o deserto de Scetis, pedindo para ser admitido entre os solitários que viviam lá. O abade, sabendo da vida de nobreza e de luxo que Arsênio vivia, impôs-lhe uma grande provação: jogou a comida no chão e disse-lhe para "comer".
Arsênio agradeceu ao abade e se ajoelhou para pegar sua comida. Todos ficaram impressionados com seu bom temperamento e humildade.
Na época, essa era uma prática comum para testar a disposição e desejo de entrega de uma pessoa. Com a sua atitude, Arsênio provou que estava apto para uma vida de mortificações e foi admitido. Passou a viver como eremita na prática de orações constantes, sacrifícios e jejuns.
Ele era o mais rigoroso dos monges, mesmo quando estava dedicado aos trabalhos manuais, não deixava de se dedicar à oração. Ele se distinguia por seu desejo de que nada interrompesse a sua união com Deus.
Quando depois de muita procura o seu local de retiro foi encontrado, ele se recusou a voltar à corte e ser conselheiro do seu ex-aluno, o imperador Arcádio. O povo buscava nele conselhos e paz espiritual.
Uma tribo da região invadiu o mosteiro e santo Arsênio se refugiou em uma gruta e lá viveu isolado entre os anos de 434 e 450, apenas nos últimos anos de sua vida aceitou que poucos discípulos o acompanhassem.
Morreu em 450, em Troc, perto de Mênfes.
Oração:
Santo Arsênio, vós que deixastes todas as vitórias do mundo para serdes vitorioso somente em Deus, intercedei para que alcancemos a graça dessas santas virtudes que tivestes. Que o silêncio seja mantido quando nos insultarem e que o amor supere todos os obstáculos. Por Cristo nosso Senhor. Amém!