22º Domingo do Tempo Comum
1 de setembro de 2024Folheto – 23º Domingo do Tempo Comum | 08/09/24
4 de setembro de 2024III Romaria Franciscana do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò, OFMCap
Frutal tem sido o destino de vários devotos do Servo de Deus Frei Gabriel desde o ano de 2021. Com a abertura do Processo de Beatificação do “Irmão de todos”, realizado no dia 16 de julho de 2021, a Província dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais juntamente com as Paróquias da cidade de Frutal tem organizado todos os anos uma grande Romaria. Diz-se Romaria Franciscana com o intuito de fortalecer a percepção da identidade capuchinha do Servo de Deus e consolidar a tradição franciscana em Frutal. Dessa forma, as paróquias confiadas aos Capuchinhos em Minas Gerais e as demais paróquias da Forania Frutal e da Arquidiocese de Uberaba são convidadas a se unirem nessa demonstração devota ao Servo de Deus Frei Gabriel.
Mas quem foi Frei Gabriel de Frazzanò? Frei Gabriel foi um religioso Capuchinho. Segundo testemunho de quem o conheceu, era um homem de grande estatura física, forte e trabalhador. Mas o que o distinguia era a grande envergadura moral, espiritual e, em todos os aspectos, de uma vida consagrada a Deus e a serviço do próximo, principalmente do pobre. Veio para o Brasil como missionário em 1936, ano em que a Província dos Capuchinhos de Messina abriu a missão em Minas Gerais a pedido do então Bispo de Uberaba, Dom Frei Luiz Maria de Santana, OFMCap. No Brasil, Frei Gabriel residiu nas cidades de Carmo do Paranaíba, Uberaba, Belo Horizonte e Frutal.
Ele foi um Capuchinho humilde e simples, no qual transparece a singeleza e a generosidade do Amor. Uma vida desgastada para deixar sempre mais aparecer a luz do Senhor. Um irmão capuchinho, naquele tempo, era quase sempre um homem simples, sem estudos acadêmicos. Apesar de fazer o mesmo compromisso que o frade padre, a eles cabiam os serviços mais pesados, faxina, cozinha, lavanderia, portaria. Frei Gabriel desempenhava o serviço que tinha que fazer no Convento dos frades e ainda encontrava tempo para outros trabalhos em favor dos pobres.
Frei Gabriel, atento aos sofrimentos e às necessidades do pobre, enveredou pelo caminho do trabalho social, não obstante sempre atento às suas obrigações de “irmão leigo”. Mais tarde, em uma visita canônica, o Ministro Provincial Frei Terêncio de Gangi deixou escrito no livro de tombo o seguinte, a respeito de Frei Gabriel, em 06/10/1970: “É válida a obra assistencial de Frei Gabriel que vem ao encontro das necessidades dos pobres, dos velhos, das crianças e dos doentes. O trabalho traz a marca do amor, do sacrifício e penso que o Senhor o abençoará”. E ele sempre pedia a benção e o conselho dos demais frades. Realizou várias viagens em suas campanhas de arrecadação de mantimentos e doações para as suas obras sociais por toda a região do Triângulo Mineiro, oeste de São Paulo e sul de Goiás.
Foi um homem piedoso, sem exageros. Rezava sempre. Participava da Eucaristia diariamente. Cuidar da sacristia e da igreja também era uma das suas ocupações. Rezava o terço todos os dias. Sua devoção a Nossa Senhora sempre o acompanhou. Por isso, sempre rezava o terço antes ou depois da missa. Rezava também, piedosamente, o ofício prescrito na Regra de São Francisco de Assis para os irmãos. Frei Gabriel passou por Minas Gerais e deixou o perfume de uma vida consagrada ao Sublime, perfilando um caminho difícil de penitência, da renúncia e do trabalho. O povo humilde, mas agradecido, não o esqueceu. Certamente do céu, continua a interceder por todos nós.
Confiantes, desde a abertura da Causa na Arquidiocese de Uberaba, a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais e as Paróquias de Frutal se organizam para celebrarem todo dia 17 de cada mês em memória do Servo de Deus e realizam pequenas Romarias à Capela de Nossa Senhora de Fátima, onde estão seus restos mortais. Além disso, como oportunidade de testemunhar essa devoção entorno do “Irmão de todos”, é organizada no mês de outubro a Romaria Franciscana do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò, pelo terceiro ano consecutivo em 2024. A cada ano o número dos romeiros e devotos vem crescendo e a devoção aumentando. No ano de 2023 foram mais de 350 romeiros de várias partes do estado de Minas Gerais.
Este ano contaremos com uma programação especial e a sessão pública de Encerramento da Fase Diocesana da Causa de Beatificação do Servo de Deus Frei Gabriel. Após o percurso realizado pelo Tribunal do Inquérito e a Comissão Histórica sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Frei Gabriel, o Arcebispo Metropolitano fixou a data para o encerramento da fase de pesquisas e escutas na Arquidiocese para enviar toda a documentação para a Santa Sé, postulando a Venerabilidade do Servo de Deus. Esse é mais um passo importante na Causa do Frei Gabriel.
A Romaria de 2024 está marcada para o dia 19 de outubro, sábado, e a expectativa é de reunir ainda mais romeiros e devotos para celebrarmos a vida e o testemunho de santidade de Frei Gabriel. Toda programação conta com teatro da vida do Servo de Deus, momentos de louvor e oração, carreata e caminhada, visita ao memorial do Frei Gabriel, Santa Missa e Bênção dos Romeiros. Para encerrar o dia da Romaria teremos o show do cantor católico Thiago Brado no belvedere da Praça da Matriz do Carmo.
Esperamos todos para esta bonita festa da fraternidade e da santidade. Organize sua caravana e venha ser Romeiro de Frei Gabriel. Esperamos por você em Frutal.
Paz e bem.
Frei Glaicon G. Rosa, OFMCap